Programa de qualidade de vida no trabalho – Outubro Rosa

porPryscylla

Programa de qualidade de vida no trabalho – Outubro Rosa

O outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce com câncer. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames até os disponibilizam. Iniciativas como estas são fundamentais para a prevenção, visto que os estágios iniciais, a doença é assintomática.

PREVENÇÃO DA DOENÇA

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 530 anos. No entanto, o controle dos fatores de risco também é eficaz. O estímulo aos fatores protetores é importante devido ser por meio deles ser possível reduzir o risco de desenvolver a doença. Além do controle de peso corporal e consumo de bebidas alcoólicas, recomendações de especialistas na prevenção da doença.

SINAIS DE ALERTA

O sintoma mais comum do CANCÊR DE MAMA é o aparecimento de nódulo, geralmente endurecido. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Outros sinais são:

– Alteração na assimetria

– Desvio ou inversão do mamilo

– Alteração na cor do mamilo

– Vermelhidão na mama ou no mamilo

– Secreção transparente, rosada ou avermelhada.

8 FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE MAMA

1 – Mama densa;

2 – Não ter filhos;

3 – Obesidade ou excesso de peso corporal;

4 – Ter engravidado acima dos 30 anos;

5 – Falta de atividade física;

6 – Não ter amamentado;

7 – Histórico de câncer de mama na família;

8 – Uso de hormônios em excesso (anticoncepcional) ou terapia longa de reposição hormonal.

               

Sobre o Autor

Pryscylla administrator

Deixe uma resposta