A musicoterapia é uma técnica de tratamento que utiliza a música a várias atividades para tratar várias alterações da saúde, pois melhora o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro e até melhora a expressão corporal.
A musicoterapia pode ser usada por idosos para facilitar algumas das mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, assim como prevenir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca.
Os principais benefícios no envelhecimento são:
– Restabelecimento do ritmo da marcha: O uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar.
– Estimulação da fala: o canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória;
– Aumento da criatividade: a criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas;
– Aumento de força e consciência corporal: o ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura;
– Diminuição dos sintomas de depressão: o convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções;
– Redução os níveis de estresse: a interação e os momentos de boa disposição servem como forma de descarregar o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.
Agora que você já sabe um pouco sobre a musicoterapia, aproveite um tempinho do dia para executar tais atividades com o seu acompanhado ou familiar.
Sobre o Autor