IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES PARA O CUIDADO COM IDOSO

porPryscylla

IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES PARA O CUIDADO COM IDOSO

Com o envelhecimento da população, ocorre o aumento de doenças degenerativas que, se não tratadas de forma correta e acompanhadas ao decorrer dos anos, poderão gerar complicações e sequelas, comprometendo a independência e a autonomia dos idosos. Por isso, a procura por cuidador de idosos cresce a cada dia.

O processo de envelhecimento é caracterizado por uma série de alterações no cérebro e no corpo do indivíduo que fazem com que alguns idosos precisem de uma atenção especial. No entanto, a maioria dos idosos acreditam ser autônomos e independentes por realizarem suas tarefas sozinhos, mas é importante que a família esteja atenta aos sinais que podem indicar necessidade de acompanhamento para garantir a integridade do idoso.

Você sabe identificar os sinais? Confira abaixo:

  • Memória: quando o idoso começa a apresentar esquecimentos, geralmente há uma associação com demências ou Alzheimer indicam que o idoso necessita de acompanhamento diário;

 

  • Quedas: as quedas fazem parte do processo de envelhecimento, devido às dificuldades motoras e desequilíbrios, mas embora sejam vistas com naturalidade, as quedas são um risco muito alto para idosos;

 

  • Higiene: o descuido com a higiene pessoal não faz parte do processo de envelhecimento, afinal, cuidar da higiene é cuidar da saúde;

 

  • Medicamentos: é comum que idosos tomem muitas medicações diariamente para tratar doenças crônicas ou problemas de saúde eventuais. No entanto, com a grande quantidade de medicações e variações de horários de cada medicação, é comum os idosos esquecerem algum medicamento ou tomar em horário que não foi indicado pelo médico;

 

Se você tem um parente idoso que apresenta um ou mais dos aspectos listados acima, você deve avaliar sua independência e, acima de tudo, o fato de que more sozinho. Nesta situação, é hora de buscar uma solução!

Cuidar da saúde do idoso não é uma tarefa simples, principalmente para a família, afinal estes cuidados demandam tempo, conhecimento técnico e muita paciência. Quando você se deparar com a incapacidade de seu familiar idoso gerir sua vida e sua rotina sozinho, é hora de buscar soluções para prevenir acidentes em casa e a piora da saúde do idoso.

Para garantir os cuidados de saúde em casa para o idoso que começa a perder a autonomia é uma tendência cada vez mais forte. Esta escolha é benéfica para o idoso e também para toda a família.

A Cooperativa Coopestar atua há quase 11 anos no cuidado com idosos em residência, temos uma equipe multidisciplinar de saúde com cuidador de idosos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais para oferecer todo o cuidado com a saúde no conforto de casa.

Quando precisar de cuidadores, conte conosco! Somos mais de 1.000 pacientes atendidos em nossa história. Nós cuidados de todo o processo de contratação, gestão e supervisão da equipe. Tudo para assegurar a qualidade de vida e bem estar ao paciente e tranquilidade e segurança para a família.

Agora que você já sabe como identificar as necessidades de seu familiar idoso e também conhece as possibilidades para atender a estas necessidades, compartilhe com seus familiares. É importante que todos fiquem atentos aos sinais.

 

 

porPryscylla

Curso – Capacitação em Flebotomia

SE LIGA NESSA NOVIDADE!!

Está aberta as inscrições para o CURSO DE FLEBOTOMIA!

O curso irá lhe preparar para realizar procedimentos de punção venosa com qualidade e técnica adequada, com o objetivo de administrar medicamentos, sangria e coleta de exames em pacientes com acesso venoso difícil.

O profissional preparado e bem qualificado aumenta suas chances de contratação, com a formação em flebotomia você está apto para trabalhar em laboratórios hospitais e bancos de sangue! Garanta sua vaga, faça já a sua inscrição.

Para maiores informações, entre em contato através do número: 3040-1849 ou pelo nosso WhatsApp: 98467-0140

Informações do curso:

  • Carga horária: 80h (50h Teórica + 30h Prática/Estágio)
  • Material didático incluso
  • Certificação ao concluir o curso
  • Cooffe breack
  • Duração de 3 semanas
  • Aceitamos cartões

Venha se qualificar!

porPryscylla

Prevenções para o envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural do corpo humano e pode trazer mudanças fisiológicas e emocionais. No entanto, existem formas de prevenir ou minimizar os efeitos do envelhecimento, permitindo que a pessoa tenha uma vida mais saudável e ativa na terceira idade.

A primeira medida para prevenir o envelhecimento é adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e antioxidantes, e prática regular de atividade física. Os exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular, a flexibilidade e a resistência, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema cardiovascular.

Outra medida importante é evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, que podem prejudicar a saúde em diversos aspectos e acelerar o processo de envelhecimento. Além disso, é importante evitar o estresse, que pode afetar o sistema imunológico e aumentar o risco de doenças crônicas.

Manter a saúde mental também é fundamental para prevenir o envelhecimento. Isso inclui atividades que estimulam o cérebro, como jogos de memória, leitura e aprendizado de novas habilidades. Também é importante manter as relações sociais, cultivar novas amizades e participar de atividades em grupo.

Por fim, é fundamental realizar exames médicos regularmente, fazer check-ups e seguir as recomendações dos profissionais de saúde. Isso permite detectar precocemente possíveis problemas de saúde e tratá-los antes que se tornem mais graves.

porPryscylla

Papel do Cuidador na prevenção de quedas e acidentes em idosos

O cuidador de idosos é um profissional fundamental na prevenção de quedas e acidentes em idosos. Esses acidentes podem ser muito graves e comprometer seriamente a qualidade de vida do idoso, além de aumentar os custos com cuidados médicos e internações.

O cuidador tem um papel crucial na avaliação e minimização dos riscos de quedas e outros acidentes. Ele deve estar atento a possíveis obstáculos e armadilhas em casa, como tapetes soltos, pisos escorregadios, fios elétricos expostos, móveis mal posicionados e iluminação insuficiente. O cuidador deve ajudar o idoso a identificar e evitar esses riscos, fazendo ajustes no ambiente doméstico e auxiliando o idoso na locomoção.

Além disso, o cuidador deve estar sempre atento às condições físicas e emocionais do idoso, observando sinais de fraqueza, desequilíbrio e vertigem, que podem aumentar o risco de quedas. Ele deve incentivar o idoso a fazer exercícios físicos regulares, para fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio, e orientá-lo sobre o uso de equipamentos de proteção, como bengalas, andadores e sapatos antiderrapantes.

Outro papel importante do cuidador na prevenção de quedas é ajudar o idoso a seguir corretamente o tratamento médico, especialmente quando se trata de medicamentos que podem causar sonolência, tontura e outros efeitos colaterais que podem aumentar o risco de quedas. O cuidado deve lembrar o idoso de tomar os medicamentos na hora certa e observar qualquer mudança nos sintomas ou efeitos colaterais.

Em resumo, o cuidador de idosos desempenha um papel fundamental na prevenção de quedas e acidentes, ajudando o idoso a manter um ambiente seguro e saudável, incentivando o exercício físico e acompanhando de perto a saúde e o tratamento médico do idoso. É um trabalho que exige muita atenção, responsabilidade e dedicação, mas que pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do idoso e na tranquilidade da família.

porPryscylla

Abril verde – Segurança do Trabalho

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a segurança no trabalho e prevenção de acidentes ocupacionais. Por isso, é conhecido como o “Abril Verde”, um período em que são realizadas diversas ações para sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A campanha do Abril Verde busca conscientizar não só os trabalhadores, mas também as empresas e a sociedade em geral, sobre a importância de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essa iniciativa tem como objetivo reduzir os números de acidentes e mortes relacionadas ao trabalho, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

As ações da Abril Verde incluem palestras, treinamentos, campanhas de comunicação, distribuição de materiais informativos e ações de conscientização em escolas e empresas. O foco é sempre na prevenção, alertando para os riscos presentes em diversos tipos de trabalho e orientando sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Os números de acidentes e mortes no trabalho no Brasil ainda são preocupantes. De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2020 foram registrados mais de 300 mil acidentes de trabalho e mais de 2,5 mil mortes relacionadas ao trabalho. Esses números mostram que ainda há muito a ser feito em termos de prevenção de acidentes e promoção da segurança no ambiente de trabalho.

Por isso, é fundamental que a campanha do Abril Verde continue a ser realizada todos os anos, com o objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. Todos nós podemos contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, e o Abril Verde é uma oportunidade para lembrar disso e agir em prol dessa causa.

porPryscylla

Sucos saudáveis para o idoso

A alimentação saudável deve ser uma rotina na vida de todas as pessoas. É importante observar os nutrientes necessários para que o corpo consiga manter saudável. A atividade física quando aliada ao consumo de alimentos nutritivos propõe uma série de benefícios para a vida dos idosos, entre eles, estão o fortalecimento dos ossos, o aumento da imunidade do corpo.

Também é importante observar a questão da hidratação, não somente a ingestão de água, como também de sucos.

Temos algumas dicas de sucos saudáveis para a terceira idade:

– Suco de Limão, ajuda a evitar pedras nos rins;

– Suco de Melancia com Gengibre, fortalece o sistema imunológico e reduz as dores da artrite;

– Suco de Laranja com Beterraba, fortalece o sistema imunológico e é rico em potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, entre outros nutrientes;

– Suco de Tangerina com couve, fortalece os ossos.

porPryscylla

Março Lilás – A prevenção é um gesto de amor à vida

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.

porPryscylla

Fevereiro Roxo

O mês, apesar de ser curto, tem duas importantes conscientizações. Saiba mais sobre o fevereiro roxo e suas causas

Ao longo dos anos, muitas cores foram sendo associadas às causas de conscientização a doenças – muitas delas graves – e que podem ter um caminho diferente assim que diagnosticada nos estágios iniciais. O mês de fevereiro, assim como janeiro branco, outubro rosa, novembro azul, entre tantos que ainda iremos abordar ao longo do ano, também tem causas que estimulam a sociedade a buscar mais informações sobre essas doenças.

A cor roxa foi escolhida para lembrar a população sobre o Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia.

Lúpus é uma doença autoimune inflamatória que afeta os tecidos e os órgãos (o próprio organismo ataca os tecidos saudáveis do corpo humano, por engano). São reconhecidos dois tipos: o sistêmico, em que um ou mais órgãos são acometidos pela doença; e o cutâneo, que se manifesta por manchas, normalmente avermelhadas, na pele – especialmente em locais com exposição à luz solar.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que há cerca de 65 mil pessoas com o diagnóstico da doença no país, sendo a maioria mulheres. 

Alzheimer  é uma doença neurodegenerativa progressiva que provoca restrições cognitivas, perda de memória e até mesmo demência. Ela é definida por quatro estágios: leve, moderado, grave e terminal – com a necessidade de atendimento e cuidado durante todas as fases.

Conforme divulgou a Agência Brasil, em 2021, os dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 1,2 milhão de pessoas são diagnosticadas com a doença no país, sendo que 100 mil novos casos são descobertos a cada ano.

Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dores pelo corpo todo, de forma crônica e generalizada. Além da dor, a doença pode apresentar outros tipos de sintomas, como sono, cansaço, ansiedade, alterações de memória, entre outros.

A Fibromialgia afeta principalmente mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pessoas diagnosticadas, sete a nove são mulheres. As causas ainda são desconhecidas.

Diagnóstico precoce

De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce possibilita identificar doenças em estágios iniciais a partir dos primeiros sintomas. Isso possibilita terapias mais simples e efetivas, maior qualidade de vida e sobrevida do paciente.

 

porPryscylla

Janeiro Branco –

O que significa o janeiro Branco?

Assim como o outubro Rosa e o Novembro Azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, o Janeiro Branco surgiu com objetivos semelhantes. A meta dessa campanha é estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.
Colocar esse tema em evidência e gerar uma abordagem mais direta, que estimule a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais são algumas das propostas do Janeiro Branco. A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.
A escolha de janeiro foi uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado. Sensações típicas de final de ano podem impactar decisões precipitadas e gerar preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações.


Portanto, o Janeiro Branco alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. Um efetivo controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.


Quais são os objetivos da campanha Janeiro Branco?


– Explorar a simbologia do mês de janeiro
Para começar, um dos pontos cruciais é fomentar o diálogo e incentivar discussões mais abertas sobre a importância da saúde mental. Ou seja, uma das propostas de tal campanha é explorar a simbologia de janeiro — em relação à oportunidade de um recomeço — a fim de motivar reflexões a respeito da necessidade de conversar sobre saúde mental.
– Quebrar paradigmas
Estabelecer o mês de janeiro para efetivar ações mais específicas acerca desse tema é fundamental para romper paradigmas. É necessário promover debates sobre tabus e preconceitos que ainda existem sobre os tratamentos psiquiátricos. Saber lidar com tais questões estimula a busca de soluções e reduz os desajustes que a ausência de tratamento adequado provoca.
– Fomentar uma cultura voltada para a saúde mental
Trabalhar a educação preventiva e contribuir para a formação de ideias que valorizem a saúde mental é um dos objetivos centrais da campanha. Isso também ajuda na promoção do autocuidado entre as pessoas que precisam de intervenção profissional, principalmente em relação às redes sociais e saúde mental no contexto da quarentena.


Por que atentar nos cuidados com a saúde mental?
Em 2020, o tema oficial da campanha Janeiro Branco foi “Precisamos falar sobre saúde mental”. Pelos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, essa abordagem é muito pertinente ao cenário atual. Tais desafios exigem maior atenção à saúde mental no âmbito profissional, pessoal e escolar, sobretudo em relação à saúde mental dos alunos.
No universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Além disso, doenças ligadas à mente têm se configurado na lista das que levam ao requerimento de auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, nos casos mais extremos.
A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.
Conforme a cartilha da OMS sobre depressão e outras desordens mentais comuns, há intrínseca associação entre essa doença e o desenvolvimento de problemas psíquicos mais graves. Uma das preocupações é a influência das crises depressivas sobre ideações suicidas ou atos concretizados: o suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, apontam os dados da OMS.
Por aqui, o panorama da saúde mental é preocupante, uma vez que o suicídio entre jovens brasileiros é a quarta maior causa de morte. Além da depressão, o alcoolismo, isolamento social, perdas recentes, traumas de infância e dependência química também impactam a saúde mental e são razões para justificar a relevância do Janeiro Branco.


Como contribuir para a promoção da saúde mental da família e dos amigos?


A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.


Sob essa ótica, observe algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental:
• afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
• separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
• valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
• pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
• mesmo durante o período de quarentena, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares.

Por fim, vale ressaltar a relevância de campanhas preventivas e informativas como a do janeiro Branco para a proteção da saúde mental. Mediante isso, se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental. Conte com o suporte do Hospital Santa Mônica, instituição referência no tratamento de transtornos mentais.

porPryscylla

Nova Turma Cuidador de Idosos

Para cuidar de idosos é necessário se dedicar, capacitar-se e possuir empatia pelo próximo. E nós que fazemos parte da COOPESTAR estamos disponíveis para auxiliar você nesta jornada.

Faça agora sua inscrição em nosso curso de CAPACITAÇÃO EM CUIDADORES DE IDOSOS.

GARANTA SUA VAGA!

PREVISÃO DE NOVA TURMA: 09/01/2023

Informações referente ao curso:

– Aulas práticas e teóricas com profissionais de psicologia, enfermagem e bombeiro civil;
– Duração: 60 horas
– Aulas de segunda a sexta-feira;
– Horário: 13hs às 17 hs;
– Coffee breack e material incluso

Para maiores informações entrar em contato através dos nossos números: 3040-1849 / 81 98467-0140

porPryscylla

Equipe de Multiprofissionais

Temos uma equipe capacitada para atender a sua necessidade, prontos para lhe auxiliar na assistência domiciliar ou hospitalar.

porPryscylla

Promovendo uma boa noite de sono a pessoa idosa

O sono é um processo fisiológico fundamental para a manutenção de uma vida saudável. Diversas funções já foram atribuídas ao período que dormimos, como: regulação do humor, renovação de energias, integridade da imunidade e equilíbrio metabólico. O número de horas de sono recomendadas para os adultos são de 7 a 9 horas diárias, nas pessoas acima de 65 anos, o recomendado é manter de 7 a 8 horas de sono por dia.

Diversos fatores podem impactar de forma negativa o sono dos idosos. Entretanto, o entendimento destas alterações com a idade e a manutenção de hábitos e comportamentos saudáveis podem superar as dificuldades e garantir boas noites de sono. Para isto é importante:

– Estabelecer uma rotina dos horários de sono

A manutenção da regularidade nos horários de dormir e acordar é fundamental para o melhor funcionamento do organismo. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto do Sono com pessoas com mais de 85 anos mostrou que a regularidade do horário de dormir e acordar foi um dos principais fatores associados com a longevidade

– Exposição a luz natural no período da manhã

A luz é um dos principais sincronizadores do nosso ritmo vigília-sono. Estudos apontam que somos mais sensíveis à luz no período da manhã e, desta maneira, é muito importante ter este contato no início do dia. Já foi comprovado que a exposição à luz natural pela manhã proporciona uma melhor qualidade de sono e reduz sintomas de distúrbios de humor como a depressão.

– Revisão dos medicamentos em uso

É frequente o uso de múltiplas medicações pelos idosos e algumas podem impactar o sono. Classes de medicamentos como broncodilatadores, antidepressivos, hipnóticos, relaxantes musculares, anti-hipertensivos e medicamentos de reposição hormonal podem ter efeitos tanto na quantidade quanto qualidade de sono. É sempre válido uma revisão com o médico, principalmente em relação aos horários de administração das medicações.

– Evitar substâncias que podem afetar o sono

O consumo de bebidas cafeinadas, chocolates e bebidas alcoólicas pode prejudicar o início e manutenção de sono. É recomendado realizar refeições leves no período noturno e não comer próximo ao horário de ir para cama. O consumo de líquidos no período noturno também deve ser limitado a fim de evitar a necessidade de se levantar muitas vezes após o início do sono.

– Manter uma rede social

Diversos estudos já demonstraram que o contato social mantém uma melhor qualidade de sono. A interação com familiares e amigos cultiva uma atitude mais positiva com a vida, além de fortalecer uma sensação de suporte. A participação de grupos na comunidade é um estímulo físico e mental que deve ser incentivado. 

– Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios auxilia na sensação de bem-estar e está associada com maior facilidade de adormecer no período noturno e redução dos despertares. Evitar atividades físicas após anoitecer, pois a elevação da temperatura do corpo irá atrasar o início do sono.

– Reduzir os estímulos luminosos no período noturno

Enquanto durante o dia é importante o contato com a luz, no período noturno devemos reduzi-lo, como um aviso ao nosso organismo que o dia encerrou e está próximo ao horário de adormecer. O contato com dispositivos como televisão, computadores e celulares reduz a produção de melatonina e ficamos alertas no período que deveria ser de descanso.

– Ter um ritual de sono

Atividades relaxantes como um momento de leitura, atividades manuais, técnicas de relaxamento e meditação próximas ao horário de dormir auxiliam o corpo a desacelerar e se preparar para o sono.

– Limitar a duração dos cochilos

Para muitos idosos, cochilar durante o dia pode ser benéfico e há relatos de acordar mais disposto e descansado. Recomenda-se que os cochilos não ultrapassem 30 minutos para não prejudicar o sono noturno. Em pessoas com dificuldade de dormir, os cochilos devem ser evitados.