Existem diversas formas de melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Alimentação, exercícios, cuidados com a mente e o ambiente que se vive de acordo com a necessidade. Existe também um outro aspecto que deve ser sempre lembrado: a higiene pessoal. A higiene pessoal é uma aliada na proteção do corpo, poque ajuda a eliminar agentes patológicos do corpo, como também ajuda a manter a autoestima da pessoa idosa.
Selecionamos algumas dicas para melhorar a higiene da pessoa idosa.
– Banho: O banho é um momento muito importante para qualquer pessoa. Para os idosos, esse momento pode acontecer de várias formas. Se houver a possibilidade de tomar o banho sozinho, é um momento de relaxar a tensão e cuidar de si mesmo, o que promove a sensação de autonomia. No caso de idosos que precisam toar banho no leito ou com a ajuda de alguém, é importante respeitar as indicações do médico relacionadas a cada condição.
– Cabelos e barba: Cuidar dos cabelos e da barba é muito importante para manter a autoestima dos idosos e gerar confiança, além de poder ser um momento de interação muito carinhoso, caso o idoso precise de ajuda para realizar a tarefa. Limpar os cabelos e o couro cabeludo ajudam a manter a higiene.
– Higiene bucal: As escovações diárias previnem infecções e mau hálito, além de refrescarem a boca do idoso, que poderá sentir mais gostos, auxiliando no processo de alimentação.
– Ambiente: Não adianta deixar o ambiente adaptado a segurança, se o ambiente não for bem higienizado com frequência. A limpeza da casa ajuda a manter a higiene do corpo e proporciona conforto ao idoso, em um local limpo e aconchegante. A limpeza ajuda a evitar agentes patogênicos, assim como o banho.
Sobre o Autor