Com o envelhecimento da população, ocorre o aumento de doenças degenerativas que, se não tratadas de forma correta e acompanhadas ao decorrer dos anos, poderão gerar complicações e sequelas, comprometendo a independência e a autonomia dos idosos. Por isso, a procura por cuidador de idosos cresce a cada dia.
O processo de envelhecimento é caracterizado por uma série de alterações no cérebro e no corpo do indivíduo que fazem com que alguns idosos precisem de uma atenção especial. No entanto, a maioria dos idosos acreditam ser autônomos e independentes por realizarem suas tarefas sozinhos, mas é importante que a família esteja atenta aos sinais que podem indicar necessidade de acompanhamento para garantir a integridade do idoso.
Você sabe identificar os sinais? Confira abaixo:
- Memória: quando o idoso começa a apresentar esquecimentos, geralmente há uma associação com demências ou Alzheimer indicam que o idoso necessita de acompanhamento diário;
- Quedas: as quedas fazem parte do processo de envelhecimento, devido às dificuldades motoras e desequilíbrios, mas embora sejam vistas com naturalidade, as quedas são um risco muito alto para idosos;
- Higiene: o descuido com a higiene pessoal não faz parte do processo de envelhecimento, afinal, cuidar da higiene é cuidar da saúde;
- Medicamentos: é comum que idosos tomem muitas medicações diariamente para tratar doenças crônicas ou problemas de saúde eventuais. No entanto, com a grande quantidade de medicações e variações de horários de cada medicação, é comum os idosos esquecerem algum medicamento ou tomar em horário que não foi indicado pelo médico;
Se você tem um parente idoso que apresenta um ou mais dos aspectos listados acima, você deve avaliar sua independência e, acima de tudo, o fato de que more sozinho. Nesta situação, é hora de buscar uma solução!
Cuidar da saúde do idoso não é uma tarefa simples, principalmente para a família, afinal estes cuidados demandam tempo, conhecimento técnico e muita paciência. Quando você se deparar com a incapacidade de seu familiar idoso gerir sua vida e sua rotina sozinho, é hora de buscar soluções para prevenir acidentes em casa e a piora da saúde do idoso.
Para garantir os cuidados de saúde em casa para o idoso que começa a perder a autonomia é uma tendência cada vez mais forte. Esta escolha é benéfica para o idoso e também para toda a família.
A Cooperativa Coopestar atua há quase 11 anos no cuidado com idosos em residência, temos uma equipe multidisciplinar de saúde com cuidador de idosos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais para oferecer todo o cuidado com a saúde no conforto de casa.
Quando precisar de cuidadores, conte conosco! Somos mais de 1.000 pacientes atendidos em nossa história. Nós cuidados de todo o processo de contratação, gestão e supervisão da equipe. Tudo para assegurar a qualidade de vida e bem estar ao paciente e tranquilidade e segurança para a família.
Agora que você já sabe como identificar as necessidades de seu familiar idoso e também conhece as possibilidades para atender a estas necessidades, compartilhe com seus familiares. É importante que todos fiquem atentos aos sinais.
Sobre o Autor