Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Agosto Laranja

porPryscylla

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Agosto Laranja

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Mês de conscientização a Esclerose Múltipla.

Desde 2006 o Brasil celebra no dia 30 de agosto, o DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA. A data foi resultado do esforço da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas. Por isso, o agosto laranja é considerado o mês de conscientizar os brasileiros sobre essa doença e a importância de sua prevenção.

O que é Esclerose Múltipla?

A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a sua causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 e 40 anos.

Você sabia que existem 4 tipos diferentes de EM?

É muito comum os médicos afirmarem que a EM é diferente para cada paciente, pois os sintomas quase nunca são os mesmos. Mas não só por isso. Na verdade, existem 4 tipos diferentes da doença.

  • ESCLEROSE MÚLTIPLA  RECORRENTE-REMINENTE (EMRR)
  • ESCLEROSE MÚLTIPLA SECUNDÁRIA PROGRESSIVA (EMSP)
  • ESCLERORE MÚLTIPLA PROGRESSIVA PRIMÁRIA (EMPP)
  • ESCLEROSE MÚLTIPLA PROGRESSIVA RECORRENTE (EMPR)

Como é feito o diagnóstico?

Pela enorme variedade e desaparecimento espontâneo, em muitos casos, dos sintomas iniciais, o diagnóstico de um paciente com esclerose múltipla pode ser muito difícil. Em geral, os principais médicos a serem procurados variam de acordo com o sintoma apresentado. Para diagnosticar a EM o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem, que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais. Mas para ser assertivo, é preciso muito mais do que isso. Outros testes que podem ser realizados são:

  • TESTE DE FUNÇÃO NEUROLÓGICA (Caminhada, força, reflexos e sensibilidade ao toque);
  • PUNÇÃO LOMBAR PARA ANÁLISE DO LÍQUIDO CÉREBRO-ESPINHAL (liquor);
  • EXAMES DE SANGUE PARA EXCLUIR DOENÇAS.

Como é feito o tratamento?

Infelizmente, ainda não existe cura para a Esclerose Múltipla. Mas ela pode ser controlada, permitindo que os pacientes vivam com qualidade por muitos anos. Por se tratar de uma doença inflamatória que destrói a bainha de mieline, com manifestações que vão e voltam, o tratamento tem dois objetivos principais: reduzir o número de surtos e o acúmulo da incapacidade. Atualmente existem diversos medicamentos que auxiliam no tratamento de pacientes com EM, conhecidos como Terapias Modificadoras da Doença (TMD).

O tratamento escolhido vai depender principalmente da característica da doença, por isso é extremamente importante conversar sempre com o neurologista para avaliar a melhor opção. Mas o tratamento da Esclerose Múltipla não deve ser feito apenas com medicamentos. Associado ao tratamento farmacológico, deve acontecer um tratamento complementar que abrange outras necessidades, como: fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e apoio psicológico.

Sobre o Autor

Pryscylla administrator

Deixe uma resposta